terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Vais para o Cambodja...? Sozinha?...Tu és maluca!"

Ok...Quando o comentário principal é este então se calhar é melhor explicar as minhas razões, ou como diria o meu companheiro de casa (historiador de profissão): "Há que contextualizar!"

De vez em quando, tenho crises de identidade. Não tanto sobre quem sou mas antes O que sou (?) Sei que sou várias coisas: mãe, estudante (eterna), nómada, apaixonada pelo mar e pelas ilhas, amiga, cidadã do mundo, crioula de coração, açoreana por devoção...mas sei que sou mais do que a soma de todas essas partes. Tenho todo um lado espiritual que, tal como em grande parte das pessoas actualmente, está negligenciado.
Sei, que se continuar com os dias todos iguais uns aos outros, vai piorar, definhando-me cada vez mais e por isso decidi...tenho que me eXcapar!

Engraçado como, se pensarmos um bocadinho nas nossas vidas, reparamos que as peças desse puzzle até se encaixam...mesmo que em momentos pareça que "tudo corre mal!". Tive uma bolsa para doutoramento aprovada e embora tivesse começado logo a trabalhar nesse projecto, tive os pagamentos mensais da bolsa atrasados por 6 meses. Aprendi a viver com um minimo durante esse tempo e quando tive embarcada em trabalho num navio de investigação internacional durante 2 semanas tive contacto com pessoas muito diferentes do que é a "normalidade" (pelo menos para Portugal). Pessoas que arriscaram, viajaram e nunca se arrependeram. Falaram-me da Ásia, como é um continente diferente, com emoções muito diferentes da Europa e nessa viagem, questionei-me: Porque é que eu nunca viagei aos locais que sempre ambicionei?
Na minha lista de lugares a visitar antes de morrer estão Angkor, no Cambodja e Istambul na Turquia. Sempre pensei que num futuro recente poderia ir à Turquia mas Angkor foi sempre com um pensamento de "Um dia...vou lá!". Mas nesse embarque formou-se esta ideia..."e porque não, agora???
Trabalho à já varios anos, sem nunca ter tido um subsidio de férias, não sei se alguma vez irá acontecer ter um subsidio de férias e se me vão pagar 6 meses de bolsa agora, quando é que voltarei a ter esta disponibilidade monetária...?" Sei, estamos em crise mas a verdade é que eu sempre estive em crise! Em 7 anos a trabalhar em investigação cientifica é a primeira vez na vida que tenho um plano a longo prazo: por 4 anos.

Por isso, arrisquei...e é agora!

Abandonei a ideia de Istambul (incrivel ver que houve um sismo na Turquia à poucos dias atras) e marquei viagem para Bangkok, de onde vou partir à aventura, sózinha, a viajar entre os locais, de comboio, a pé, de moto, de bicicleta, de tuk-tuk, de autocarro...tudo o que for possivel para chegar até aos magnificos templos de Angkor. O destino importa mas o mais importante é mesmo esta viagem para qual parto com a única eXpectativa de me encontrar...

E heis que surge a primeira contrariedade: o primeiro voo para sair da Horta é cancelado por razões meterológicas. Olho para dentro e combato o pânico que se instala quase imediatamente (estou em risco de perder os 4 voos seguintes se não chego a Lisboa até amanhã de manhã...!!!!).Respiro fundo, "Há que conteXtualizar: não seria uma viagem espiritual se tudo corresse como o previsto..." Sei (espero), daqui a 4 dias estou no meu caminho.

6 comentários:

  1. Minha amiga Silvia! Que otima noticia, obrigado por me deixar ao par da tua viagem, e que viagem! Bom, ja que aceitastes o desafio de estar aberta aos ensinamentos de uma profunda jornada a nossa essencia, aproveita cada oportunidade e cada sinal que o universo te envia pra evoluir. A partir de agora todos os detalhes merecem uma reflexao. Te despe de todos 'pré-conceitos', e absorve a sutil, porém poderosa energia que tudo transforma, pra voltar com tua missao cumprida. Esse caminho nao tem volta, mas o que tu adquirir nessa jornada serao os melhores presentes que traras pra ti e pros teus proximos. Boa sorte e muita energia positiva!
    Leonardo Contreira

    ResponderEliminar
  2. boa! se há cena fixe de se ver quando não se viaja, é o relato de alguém que faz uma viagem!! beijos e boas aventuras :D

    ResponderEliminar
  3. Amiga, só agora estou a ler estas tuas palavras. Espero que nesta altura já estejas por aqui... em Lisboa. Esta viagem vai correr... como tiver de correr! ;) Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Poderás encontrar-te em qualquer lugar, mas espero que esta missão te ajude a olhar para dentro sem expectativas. Prepara-te para o bom e para o mau de ti. Disfruta o momento sem esperar nada. Olha para o todo e olha para ti, o todo és tu e tu és o todo. Saboreia o paladar da consciência. Enjoy and always smile :)

    ResponderEliminar
  5. segue a tua próprima premissa que tudo acontece por uma razão e incorpora esse imprevisto como parte do desafio. hoje o dia está calmo. fiquei sem saber se já foste ou se estás para ir. espero que de qualquer maneira, já te tenhas alinhado com o teu destino.

    boa viajem!

    Lia

    ResponderEliminar
  6. Acho que muitas vezes temos mesmo de estar sozinhos para descobrirmos coisas novas sobre nós. Mesmo que nesta viagem não descubras todas as respostas que procuras, vai ser, certamente, uma experiência inesquecível, e a vida é isso mesmo!! Um beijinho muito grande e uma excelente viagem!!

    ResponderEliminar